quarta-feira, 24 de junho de 2009

Com um livro e um lápis...

Sempre que pego livros filosóficos para ler, ou aqueles que contém muitas informações e idéias complexas, necessito de um lápis ou caneta marca texto... sim, pois, não sei quanto aos outros, mas eu necessito marcar aquelas idéias principais e essenciais a partir das quais o texto evolui. Assim, posso relembrar e interligar as idéias já ditas antes com aquelas que eu estou lendo agora sem ter que procurá-las...

Não entendo quem lê um livro e o deixa intacto, hehe...
Bommm.......... o livro que leio agora é Discurso sobre a Origem e os fundamentos da desiguqldade entre os Homens de Rousseau

É realmente incrível esse livro. Traz uma visão extremamente sensata do homem primitivo, em estado natural e propõe muito coerentemente as possíveis causas das mudanças do homem. Ainda não acabei de lê-lo mas ai vão dois trechos :


"Mas, se entendo bem o termo miserável, trata-se de uma palavra que não tem nenhum
sentido, ou que significa apenas uma provação dolorosa, o sofrimento do corpo ou da alma: ora, eu só desejaria que me explicassem qual pode ser o gênero de miséria de um ser livre cujo coração está em paz e o corpo com saúde. Pergunto qual, a vida civil ou a natural, está mais sujeita a se tornar insuportável para os que a gozam. Em torno de nós, quase que só vemos pessoas que se lastimam de sua existência, e muitas mesmo que se privam dela tanto quanto o podem; e a reunião das leis divina e humana mal basta para deter essa desordem. Pergunto se jamais se ouviu dizer que um selvagem em liberdade tenha somente pensado em se lastimar da vida e em se suicidar. Que se julgue, pois, com menos orgulho, de que lado está a verdadeira miséria."

"Sendo o corpo do homem selvagem o único instrumento que conhece, emprega-o em diversos usos, para os quais, por falta de exercício, os nossos são incapazes; e é nossa indústria que nos tira a força e a agilidade que a necessidade o obriga a adquirir. Se tivesse um machado, seu pulso quebraria tão fortes galhos? se tivesse uma funda, lançaria com a mão uma pedra com tanta força? se tivesse uma escada, treparia tão ligeiro numa árvore? se tivesse um cavalo, seria tão rápido na carreira? Deixai ao homem civilizado tempo para reunir todas essas máquinas em torno de si, e não se pode duvidar que ultrapasse facilmente o homem selvagem mas quereis ver um combate ainda mais desigual, ponde-os nus e desarmados um diante do outro, e reconhecereis logo, qual é a vantagem de ter sempre todas as suas forças à disposição, de estar sempre pronto para toda eventualidade e de se trazer sempre, por assim dizer, todo consigo."

Lesgal né? uou!